Dinamômetro

Informações ao professor

Dinamômetro. É um instrumento utilizado para medir forças. O tipo mais comum, feito com uma mola e uma escala calibrada, utiliza o princípio de que a deformação da mola é proporcional à força aplicada.

Cada mola tem uma constante elástica própria que diz qual é a deformação por unidade de força aplicada. Uma mola com constante elástica de 2500 dinas por centímetro estica um centímetro para cada 2500 dinas de força aplicada; se aplicarmos 5000 dinas, ela estica 2 cm e assim por diante. Para saber a força aplicada, basta multiplicar a deformação pela constante da mola.

A calibração de um dinamômetro consiste em aplicar forças conhecidas e marcar as deformações correspondentes em uma escala fixada ao dinamômetro. Depois de calibrado, o dinamômetro pode ser utilizado para medir forças desconhecidas através da comparação com a escala calibrada.

Massa e peso. Massa é a quantidade de matéria que um objeto tem. O peso de um objeto é a força gravitacional exercida sobre ele pela Terra. A massa é medida em gramas (ou quilogramas). O peso é medido em dinas (ou newtons). No dia-a-dia normalmente utilizamos unidades de massa quando queremos dizer peso. Dizemos que um cacho de bananas "pesa" 500 gramas, quando o correto seria dizer que ele pesa 500000 dinas. Isso é possível porque na Terra o peso é sempre proporcional à massa e assim não existem problemas de ordem prática em se utilizar a massa no lugar do peso.

Mas existem situações em que isso não é verdade. O cacho de bananas no espaço tem a mesma quantidade de matéria que na Terra, 500 gramas. No entanto, longe da gravidade da Terra, praticamente não terá peso e flutuará como os astronautas numa espaçonave. A comparação das deformações sofridas por uma mola na Terra e na Lua deixa claro que dinamômetros medem forças e não massas. Imagine que ao pendurarmos à mola um objeto de 50 gramas aqui na Terra, ela sofra uma deformação de 30 cm. Se isso for feito na Lua, onde a gravidade é seis vezes menor, a deformação será de 5 cm.

Volume. Volume é o espaço ocupado por um corpo. Os volumes normalmente são medidos em centímetros cúbicos (cm3), metros cúbicos (m3), litros (l) ou mililitros (ml). Um centímetro cúbico é igual a um mililitro e um metro cúbico é igual a 1000 litros. O desenho ao lado mostra o significado de "cúbico": 1 centímetro cúbico representa quanto cabe num cubo com 1 cm × 1 cm × 1 cm. Um metro cúbico representa o quanto cabe num cubo com 1 m × 1 m × 1 m.

Densidade. A densidade de um material é sua massa dividida pelo seu volume. A densidade da água é 1 grama por centímetro cúbico (1 g/cm3) e a densidade do ferro é de 7,8 g/cm3. Materiais com densidade menor que a da água flutuam, enquanto materiais com densidade maior que a da água afundam.


(c) 2002-2008 Baú de Ciências
Depto de Física UFSC