Física com JavaScript:
Caminhão na serra

O que segue é minha primeira tentativa de produzir um "tutorial" para o que tem sido conhecido de "ensino remoto" nestes tempos de covid-19.

Trata-se de uma sequência de 41 "vídeos" com 5 a 8 minutos de duração cada, totalizando cerca de 4 horas e 20 minutos. As entradas contemplam um breve comentário sobre o que abordam e, quase todas, algumas propostas de atividades ("Sua vez...").

Só que não. O tutorial foi pensado para, quando isso tudo passar, dar suporte geral a algumas disciplinas que tenho ministrado há vários anos, em diferentes níveis e com diferentes finalidades, mas todas com uma base comum: habilidades "programáticas" e "internáuticas".

Para além das disciplinas, encaro esse tutorial como mais um elemento de um projeto que há mais de dez anos, na falta de um nome melhor, chamei de Física com JavaScript.

Ao longo desses anos percebi, baseado nas aulas e e-mails que recebo, que dois elementos do projeto têm sido extensivamente utilizados por alunos do nosso curso e interessados de todo o Brasil: o livro e o repositório.

Ao desenvolver esse tutorial, assumi que os usuários vão ver os vídeos aos poucos, fazer os exercícios e, simultaneamente, ler e explorar conteúdos tanto do projeto (particularmente o livro) quanto de outros sites (por exemplo, os sites da MDN (Mozilla Development Network) e da w3schools).

Tipo assim: uma hora ou duas de pesquisas, testes e estudos para cada 5 ou 10 minutos de vídeo (eu, que já conhecia o assunto, investi mais ou menos isso para produzi-los). Portanto, se for para encarar, não seja preguiçoso. Se não, vá fazer outra coisa que lhe agrade mais e seja feliz.

Àqueles que vão experimentar, peço algum feedback. No momento estou trabalhando em outro tutorial sobre como fazer desenhos e animações, incluindo alguns mecanismos de interatividade. Nesse momento, em que não posso olhar nos olhos dos alunos, o feedback é muito importante para motivar e orientar o andamento desse projeto.

ERRATA

Ao fazer esse tutorial cometi um erro elementar.

Ao integrar:

$$ v_0(t) = v_{00} (1 - e^{-t/t_0}) $$

escrevi, erroneamente:

$$ x_0(t) = v_{00} \left( t - \left(-\frac{1}{t_0} \right) e^{-t/t_0} \right) $$

ao invés da expressão correta:

$$ x_0(t) = v_{00} \left( t - \left(-t_0\,e^{-t/t_0} \right)\right) \\ $$

Espero ter corrigido o erro em todos os arquivos de texto relevantes, mas não corrigi nos vídeos (talvez eu ainda aprenda a fazer isso).

Fica a lição: se eu tivesse feito uma rápida análise dimensional do resultado, não teria que passar por esse constrangimento!

Velocidade de reprodução: